Caranguejo-Uçá
Caranguejo-Uçá e os impactos das atividades humanas
Ucides cordatus conhecido popularmente como caranguejo-uçá, castanhão ou caranguejo-verdadeiro, é a espécie animal sob a qual essa seção fornece informações sobre a biologia. Esse crustáceo se distribui do Golfo do México até Santa Catarina (no Brasil) e habita ambientes estuarinos. No Brasil o ecossistema a que está normalmente associado é o manguezal (informações sobre manguezais na figura abaixo). O Caranguejo-Uçá constrói tocas largas e relativamente rasas entre as raízes dos mangues, onde se recolhem durante o dia e no período de muda, indivíduos mais jovens passam mais tempo nas tocas (por realizarem mudas mais frequentemente) e se encontram em regiões menos alagadas, logo, mais distantes da maré.
Isso ocorre porque os ovos de Caranguejo-Uçá são depositados nessas regiões, onde há menos predadores. Após passarem por 7 estágios larvais a metamorfose num indivíduo adulto está completa (como presente na ilustração abaixo) e ele estabelecerá sua toca na região mais próxima à maré.
Possui grande porte (maioria dos indivíduos adultos entre 4,5cm a 6cm de largura da carapaça), e sua coloração varia do azul-celeste ao marrom-escuro, conforme a época do ano e o tempo que permanece com o exoesqueleto. Suas patas possuem coloração lilás ou roxa. É um crustáceo de hábito noturno e onívoro.


Distribuição do Gênero Uca
Ilustração científica de Ucides cordatus (Caranguejo-Uçá) por Frederico Lencioni Neto
